Condições favoráveis para o crescimento do seu blog
Nós usamos muito tempo para entender o que faz um blog gerar público e dinheiro online, e nós empacotamos isso em uma solução que é fácil para você usar.

 

 

Pokemon GO — Uma visão de mercado

 

Texto original: LenineOn

Este artigo não vai ser sobre o jogo em si, mas sobre os efeitos dele.

Pokemon GO = PGO (abreviei para facilitar a leitura)

PGO é um jogo de realidade aumentada criado em parceira entre a Nintendo e a Niantic Labs (da Google), baseado em localização que coloca monstros digitais no seu mundo real usando dados de GPS, que exige que você saia de casa para obter o máximo da mecânica/dinâmica.

PGO se tornou o aplicativo mais popular na loja Apple Store — 7,5 Milhões de downloads SÓ nos USA desde o seu lançamento. Além das pessoas simplesmente baixá-lo, eles também gastam muito dinheiro nele. De acordo com a Senso Tower, PGO está atualmente a gerar mais receita do que qualquer outro aplicativo para o iPhone nos Estados Unidos. Até ontem (10/07), cerca de 7,5 milhões de pessoas já tinham feito o download do jogo.

0-3jqX37FdnoeBM8mK-

De acordo com a Forbes, o jogo tem mais usuários ativos diários do que o Twitter. É claro que é cedo para olhar para estes números — mas temos que admitir que é surpreendente — ainda mais que foi lançado a poucos dias e estava disponível somente nos USA.

Como Pokemon GO se tornou tão popular?

Normalmente existem muitas razões e nunca há uma receita ideal para ela. Mas há coisas que vale a pena mencionar.

O background

O desenvolvedor do aplicativo Niantic Labs lançou um aplicativo semelhante chamado de Ingress em 2012 no Android e depois em 2014 uma versão iOS. O Ingress é um jogo de realidade aumentada assim como o PGO, mas com um enredo diferente. PGO basicamente pega emprestado os aspectos técnicos do Ingress e substitui ele por uma marca amplamente conhecida, no casoPokemon. O que significa que o desenvolvedor tinha muita experiência antes de lançar o jogo.

Você provavelmente nunca ouviu falar dele (do Ingress), mas ele foi baixado 12 Milhões de vezes. A Niantic Labs é uma startup do Google — isso explica a sua experiência com os serviços de localização geográfica.

A disponibilidade

PGO foi lançado para iOS e Android ao MESMO tempo. Não lembro — de verdade — a última vez que um desenvolvedor de jogos lançou um produto para ambas as plataformas simultaneamente. Sem contar que o processo de inscrição é muito simples: login com a conta do Google e pronto! Poderia ser mais simples se tivesse opção de usar o Facebook, mas a Niantic Labs é uma empresa Google, então há razões para isso não ser possível.

Gameplay/Jogabilidade

Ele quase não precisa de explicação, porque simplesmente não é necessário. O feedback de tudo no jogo é instantâneo. O jogo te convida a interagir com outras pessoas — você tem que ir e conversar com elas.

1-yZujxVRqxFpmfi9FuPeolg

A tecnologia

PGO provou que a realidade aumentada pode ser feita de uma maneira que faça sentido.

A realidade aumentada em sua maioria das vezes foi utilizada com propósitos experimentais, a partir de agora — eu tenho quase que certeza — surgirão muitos outros jogos e aplicativos com essa tecnologia.

Marketing

PGO se baseou fortemente em marketing boca-a-boca. O jogo te convida a interagir com seus amigos e com pessoas desconhecidas — sem eles já era, não tem jogo. Não pude deixar de pensar sobre os efeitos benéficos deste jogo sobre milhões de pessoas com fobia social ou mesmo depressão. Para saber mais click aqui e aqui.

Oportunidades

Gerente atrai pokemons para sua loja e vendas saltam 75% em uma semana

Pokémon Go pode ter parceria com McDonald’s

Pokémon Go Is Good Business for Small Businesses

Concluindo

Eu sou um early adopter* e achei o jogo chato. Mas nada me impediu de fazer uma análise. Como designer de produto eu aprendi muitas lições vendo esse jogo fazendo sucesso muito rápido.

* pessoa que pesquisa coisas/idéias novas e sabe separar os legais/úteis dos chatos.

Referência

What we can learn from Pokemon GO

Texto original: LenineOn

 

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

2017 - HelpBlog, todos os direitos reservados | Projeto desenvolvido e mantido por Diogenes Junior

Nosso site é seguro e protegido contra roubo de informações: