Condições favoráveis para o crescimento do seu blog
Nós usamos muito tempo para entender o que faz um blog gerar público e dinheiro online, e nós empacotamos isso em uma solução que é fácil para você usar.

 

 

Como Fazer um Blog de Sucesso? Guia para o Blogueiro Iniciante

 

Hoje irei falar sobre uma série de fatos que fazem a diferença na hora de fazer o seu blog ter sucesso, ganhar visitas e monetizá-lo. O artigo vai dar algumas dicas para quem está começando agora e para quem já tem seu blog poder incrementá-lo e torná-lo mais atrativo aos leitores e, consequentemente, mais lucrativo. Vamos as dicas:

Conheça as Plataformas do Mercado

Hoje quando se fala em criação de blog, existem duas saídas: a gratuita e a paga.

Na versão gratuita, existem duas plataformas muito utilizadas a WordPress.com e a Blogger. Ambas oferecem praticamente as mesmas funcionalidades, mas quando você desejar sair destas plataformas, o Blogger é o mais engessado. Nestas duas opções você não paga para hospedar o seu blog, e ele fica em um endereço como http://meublog.wordpress.com ou http://meublog.blogger.com.

A versão que eu prefiro é a paga, mas aqui tem um detalhe. Você vai pagar pela empresa que hospedará o seu blog e não pela plataforma. Quando escolher a plataforma, a minha sugestão aqui é o uso do WordPress, mas não a citada acima e sim o sistema open source. Você obtém os arquivos e instala-os em seu servidor. A parte boa é que muitas empresas de hospedagem possuem a opção de você solicitar a instalação do WordPress para você, facilitando a sua vida.

Criação de Conteúdo

Na Internet podemos dizer que conteúdo é tudo! A coisa mais importante que você pode fazer no seu blog é escrever artigos de qualidade. Para isto, você precisa pesquisar no mercado quais são os assuntos mais populares e mais interessantes para a sua audiência. Você pode encontrar mais detalhes nestes artigos aqui.

Outro ponto importante é anexar ao seu artigo imagens e vídeos sempre que possível, pois é agradável ler uma matéria e ver um vídeo ou foto relacionado. Se seus artigos forem mal feitos os visitantes podem até chegar ao seu blog mas dificilmente irão retornar, com isso você não conseguirá recomendações de outros blogs e sites de qualidade, que por sinal são parte da estratégia de SEO.

Pensando em investimento de tempo, você deve gastar cerca de 70 a 80% do seu tempo, produzindo conteúdo de qualidade, procurando por assuntos que estão em alta, assuntos polêmicos e principalmente de interesse do seu público alvo. Os 20% ou 30% restantes passe tentando melhorar o seu blog, sua usabilidade, visual ou aspectos do marketing digital.

Faça Diferente do que já Existe no Mercado

Muitos acham que é impossível fazer sucesso com um blog voltado para uma área muito explorada como por exemplo, tecnologia ou informática. Você não deve pensar como concorrer com os blogs grandes do mercado, realmente se você pensar será difícil bater alguns “concorrentes” porém com um pouco de criatividade é sim possível fazer o seu blog aparecer nas pesquisas dos buscadores.

Um modelo muito adotado em publicidade e marketing é a análise SWOT, onde você pode mapear a concorrência,os pontos positivos e negativos do seu blog. Esta análise irá lhe ajudar a identificar quais áreas você pode explorar para ter sucesso.

Analise Seu Desempenho

Existem diversas ferramentas grátis para a análise de dados e muitos plugins para WordPress também, eu uso o Analytics, e ele. Através da análise dos dados fornecidos pelo Google Analytics você pode identificar diversos fatores que influenciam diretamente o desempenho do seu blog, como por exemplo: posts mais lidos, as palavras-chave de entrada no seu blog, entre muitos outros dados importantes. Não sabe como mexer no Analytics? Leia este postIntrodução ao Google Analytics e também Google Analytcs e ROI

Cadastre seu site no FeedBurner que é uma ferramenta grátis também. Através dela você pode acompanhar a quantidade de leitores do seu blog, que não o acessam, porém o acompanham através da leitura dos feeds. Um grande número de leitores de feeds quer dizer que muitas pessoas gostam do seu blog, do seu conteúdo e consequentemente é uma forma de avaliar seu desempenho.

Trace Metas

Após o duro início, que é escolher um domínio, um nome, escolher a plataforma, otimizá-lo e tudo que é necessário para fazer um blog, trace metas de visitas, de leitores. Metas são uma maneira de fazer você se focar e não se perder nem desanimar no caminho, mas não seja muito ambicioso, não vá traçar metas “inatingíveis” seja razoável, de um passo por vez, não ache que no 2º mês você terá 20mil visitantes e 10mil assinantes dos seus Feeds, devem até existir casos desse tipo porém são excessões à regra.

O começo na sua maioria, para os apressadinhos é o mais difícil, pois nem sempre os resultados aparecem nos primeiros meses, mas lembre-se que seu blog é uma maneira de você se expressar de compartilhar informações, experiências e não somente para lucrar, com um trabalho árduo e bem feito é possível conseguir bons resultados nos buscadores e um número razoável de leitores do seu blog em aproximadamente 2 meses e meio, razoável entende-se por um ou outro artigo na primeira página dos buscadores e 300 a 500 visitantes diários.

SEO Não é Tudo

Não basta ter um bom blog com bom conteúdo e otimizado (Otimização não é tudo, mas é fundamental!), se você não “vende o seu peixe”. Para isso você tem que seguir algumas dicas básicas:

  • Localize a concorrência, blogs relacionados ao mesmo assunto que seu, participe desses blogs deixe comentários, vote, discuta, com isso você estará ali marcando presença. Manda e-mails para o autor do blog, mas não pedindo links, guest posts, ou algo do tipo. Estabeleça uma “amizade” antes de querer algum favor ou ajuda;
  • Espionar e copiar fazem parte do negócio, não leia por ler um artigo ou comente para conseguir algo em troca, estude o que funciona para o seus concorrentes. Quais posts e quais assuntos atraem o maior número de leitores e geram discussões, anote as idéias que surgirem;
  • Mantenha um bom relacionamento com seus concorrentes, faça links para matérias deles que completem as suas, mas não vá fazer a besteira de fazer link farm pois links recíprocos pode, mas tem limite!;
  • Fique ligado nos links externos que você ganha, no WordPress no Dashboard no blog é possível verificar esses links ou então através do Google WebMaster Tools;
  • Não tenha medo de tratar dos mesmos assuntos que sua concorrência, mas lembre-se de Fazer Diferente. Se surge um assunto em alta não perca tempo e escreva sobre ele, traga informações aos seus leitores que eles serão “fiéis”, mesmo que não seja em primeira mão.

Top 10 Dicas para Aumentar suas Visitas

Um conteúdo de qualidade não é suficiente se os leitores não chegam até ele. Não existe uma fórmula mágica para conseguir tráfego para o seu blog. Abaixo vou relacionar 10 pontos que irão te ajudar nesta tarefa:

  1. Escreva sobre assuntos do momento, destaques, algo que você viu e ninguém reparou por exemplo;
  2. Não tenha medo de compartilhar seus conhecimentos;
  3. Escreva artigos com bastante informação mas evite textos muito complexos, seja objetivo;
  4. Faça seu leitor fazer parte do blog, com enquetes, votações, sugestões de assuntos entre outros;
  5. Sempre responda os comentários dos seu leitores;
  6. Entrevistas ou guest posts de experts da área são uma forma interessante de atrair o seu público específico;
  7. Faça parte da blogosfera ligada ao seu nicho, participe de fórums, de outros blogs, marque presença isso irá atrair visitantes para o seu blog;
  8. Escreva sobre assuntos controversos, que gerem discórdia, esses assuntos sempre trazem visitantes, mas seja coerente não vá tratar sobre o aborto em um blog de tecnologia;
  9. Artigos muito grandes são cansativos de se ler, por isso divida em partes Artigo parte I, Artigo parte II, esse tipo de abordagem faz com que o leitor fique ansioso para ler a continuação e com certeza ele irá retornar ao blog;
  10. E por último e, bem longe de ser o menos importante, divulgue seu blog! Use as ferramentas de Social Bookmarks, como o Dihhit e o Rec6, escolha a melhor rede de conteúdo para você, promova seus artigos, de visibilidade a eles.

Como Ganhar Dinheiro

Agora que você já atingiu algumas metas, aumentou suas visitas, aprendeu a fazer diferente, sabe dividir o seu tempo, como re-otimizar seu conteúdo, já conhece bem a plataforma que utiliza, já sabe como analisar seu desempenho, vamos ao ponto onde todos os blogueiros querem chegar: fazer sucesso e se manter no topo é o mais difícil.
A monetização de um blog tem de ser um processo gradual e cuidadoso e só deve passar a fazer parte de suas metas após já ter conseguido leitores fiéis e conteúdo de qualidade. Vou citar algumas formas de monetização que podem ser utilizadas no seu blog:

  • Venda publicidade para empresas relacionadas aos assuntos que você trata no seu blog;
  • Criei uma conta nos Ads conhecidos como: Google Adsense, Yahoo Links Patrocinados. Existem muitos outros como: Progama de Afiliados do Submarino, Progama de Afiliados do Mercado Livre, Progama de Afiliados do UOL, Parceria.com da Americanas dentre vários outros. Você pode encontrar uma lista bem completa desses ADS estrangeiros aqui noProBlogger;
  • Para obter sucesso com o seu blog e ganhar dinheiro um bom nome do domínio é ideal, afinal é mais atrativo e fazer sua marca um blog sem um seusite.wordprerss.com ou seusite.blogspot.com.br, pequenos investimentos são sempre necessários;
  • Faça posts patrocinados, existe uma certa polêmica quanto a isso na blogosfera, cada um faz o que acha melhor, se você quer fazer dinheiro com o seu blog porque não?
  • Abra espaço para colaboradores, conteúdo de outras pessoas são um atrativo a mais para o seu blog. Pois serão com certeza um diferencial, e são quase essenciais para um blog ter sucesso, afinal nem sempre temos tempo suficiente para escrever artigos no blog;

E ai gostaram? Se você quer um blog profissional, conte com a equipe da HelpBlog para tirar o seu blog perfeito do papel! Clique aqui para mais informações.

Texto original Agencia Mestre.

 

 

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

2017 - HelpBlog, todos os direitos reservados | Projeto desenvolvido e mantido por Diogenes Junior

Nosso site é seguro e protegido contra roubo de informações: