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10 maneiras de conseguir novos clientes [PARTE 1]

 

“Em termos de negócios, leia-se negócios: Nada acontece sem que alguém venda alguma coisa”

Todos os nossos planos, projetos e inovações sejas elas quais sejam, precisam de uma variável fundamental para o “girar da roda”: clientes. Uma palavra simples, mas dentro desse contexto, pode ser tornar um assunto complexo, e a grande pergunta que muitos fazem: como conseguir e principalmente manter clientes.

Hoje em dia, os clientes em geral estão mais desconfiados e céticos que nunca. Já ouviram centenas de histórias que não eram verdadeiras e receberam promessas que jamais foram cumpridas. Isso tudo fez com que se transformasse em pessoas desconfiadas e exigentes, principalmente ao considerar a aquisição de novos produtos e serviços ou escolher um outro fornecedor.

Nesse post vamos explicar alguns conceitos e dar dicas de como conseguir e manter seus preciosos consumidores.

10 Formas de se conseguir novos clientes:

1 – Trabalhe com uma força-tarefa: obter novos clientes deve ser um esforço coletivo de toda a equipe do projeto. A palavra TIME deveria ser lida da seguinte maneira: Todos Integrados nos Mesmos Esforços. Há uma mistura de energia, excitação, entusiasmo e criatividade em um grupo de pessoas trabalhando juntas para obter novos clientes, o que não pode ser conseguido de outro modo. Não espere que algo aconteça. Crie a sua força-tarefa hoje mesmo!

2 – Faça com que ele se sinta importante: Um dos princípios básicos para vencer a concorrência e ganhar novos clientes é fazê-los sentir-se importantes, desejados e queridos Todas as vezes que você vir um cliente ou cliente em potencial, faça alguma coisa para que ele se sinta importante. Desenvolva um sistema para que seus clientes se sintam valorizados sempre.

3 – Parcerias estratégicas: Faça uma lista de todos os seus clientes, tanto os já fidelizados quanto os em potencial. A partir dai, veja por que  você tem um bom relacionamento com alguns e um mau relacionamento com outros. Trabalhe para fortalecer essas relações em um sentido positivo até sentir que tenha criado um verdadeiro casamento entre empresa e cliente. Clientes em potencial não querem nem ouvir falar em seu nome até que saibam quanto você se importa com eles. Certifique-se de que está construindo um relacionamento positivo para ambos. É muito importante que eles entendem que você não está tentando tirar proveito da situação.

4- Vinho do mesmo barril: Uma das coisas mais valiosas, estimulantes, criativas e excitantes que você pode fazer é manter um bom relacionamento com outras pessoas e empresas que operam no mesmo ramo que a sua, mas que não sejam seus concorrentes diretos. O urso Zé Colmeia, um famoso personagem dos desenhos animados, sempre fala que você pode enxergar muito quando olha em volta. Pense em quanto você pode conseguir se começar a ter um bom relacionamento com pessoas que tenham ideias parecidas com as suas.

5 – Leve-os para o seu próprio território: Quanto estiver pronto para fazer com que seu cliente em potencial se transforme em um cliente de verdade, convide-o para um almoço, um jantar, um lanche ou até mesmo um café. Faça qualquer coisa para tirá-lo de seu ambiente familiar e colocá-lo em sua esfera de influência.

6 – Ame a lealdade: valorize essa lealdade e elogie o cliente em potencial por sua atitude. E não perca o contato com ele. Em um determinado momento, é provável que a necessidade dele mude ou que seu fornecedor atual comenta algum erro. Isso é muito comum. E é preciso que você esteja por perto quando isso acontecer. Lembre-se sempre de uma coisa: a lealdade vem da satisfação dos clientes. Porém, um dia essa satisfação pode acabar. Certifique-se de que está pronto para ajudá-los a se levantar quando caírem. Nesse momento ganhará um novo cliente cheio de fidelidade.

7 – Você vê o que eu vejo: Faça da inspeção um hábito. A cada trinta dias, dê uma volta por todos as dependências da sua empresa, ou funcionalidade do seu serviço e enxergue-as com os olhos de um cliente. Lembre-se sempre do poder da primeira impressão.

 8 – Perdas zero: Não tenha medo de ser um detetive particular e aprender lições com seus clientes perdidos. Não aceite a perda! Trabalhe feito um louco para tê-lo de volta. Lembre-se, um dia você teve um relacionamento com eles, então volte no tempo e reveja no que consistia o sucesso dessa relação no passado. Aceitar um “Não” de um cliente sem tentar reverter a situação pode ser péssimo para seu negócio. Aprenda a lutar para consegui-lo de volta e renove esse relacionamento.

9 – Não deixa o peixe escapar: Nunca se esqueça do seguinte: quando um cliente diz sim, coloque-o no topo de sua lista e fique em cima dele até que a venda esteja feita. Focalize sua atenção nele até que o negócio esteja fechado. (Só comemore o “Sim” quando o dinheiro estiver na conta).

10 – Do meu jeito ou do seu jeito: pense em como você pode se adaptar para servir seus clientes e como talvez esteja forçando seus clientes a se adaptarem a você. Descubra o que seu cliente quer e adapte sua loja ou seu negócio de acordo com a necessidade dele.

BÔNUS!

11 – Torne-se uma pessoa que diz sim: você pode ganhar muito se oferecer um trabalho melhor, mais rápido e ágil, cobrando uma taxa extra. Em um escritório que visitei, havia uma placa que dizia: “Serviços bons, rápidos e baratos. Escolha dois desses itens”. Os clientes querem opções, e, mesmo que tiverem de pagar um pouco mais, vão gostar da oportunidade de conseguir o serviço que realmente querem.

Como manter clientes:

O psicologo Edwin Guthrie, tem estudos que exemplificam bem a melhor maneira para se manter cliente:

“Se o rato faz uma visita ao saco de grãos, podemos ter certeza de que voltará”.

Ou seja, o segredo está na satisfação que seus clientes tem com seus produtos e serviços. Eles irão voltar, e o principal recomendar para outras pessoas o seu contato.

Boa sorte na verdadeira arte que é conseguir novos clientes!

 

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